13 de out. de 2008

Marie Curie - "Uma mulher à frente de seu tempo."

*Histórico de vida:

Nascimento Maria Skłodowska



7 de Novembro de 1867
Varsóvia, Reino da Polônia



Falecimento 4 de Julho de 1934
Sancellemoz, França
Anemia aplástica



Residência Polônia,França



Nacionalidade Polonesa e francesa



Campo(s) Física e química



Instituições Sorbonne e ESPCI



Alma Mater Sorbonne



Orientador(es) Antoine Henri Becquerel


Orientado(s) André-Louis Debierne
Marguerite Catherine Perey



Conhecido(a) por Radioatividade



Prêmio(s) Prêmio Nobel de Física (1903)
Prêmio Nobel de Química (1911)



Cônjuge(s) Pierre Curie



Postura religiosa Agnóstica



15.10.2008/15:06: Hoje eu me empenhei em fazer o histórico de vida de Marie Curie para ir adiantando o trabalho do terceiro trimestre.






* Relevância histórico e científica:

Marie Curie e a Radioatividade:


Você já sabia que Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Premio Nobel e se destacou como pesquisadora numa época em que existia o favoritismo masculino nas universidades. Ela foi quem inventou a radioatividade, com ajuda de seu marido Pierre Curie, também descobriu novos elementos radioativos e esses foram o tório, o polônio e o rádio.





As pesquisas com radioatividade:



A escolha do método elétrico foi um golpe de sorte. Era inadequado o uso da chapas fotográficas para o estudo das radiações, pois elas são facilmente influênciadas por: calor, pressão, umidade, efeitos químicos, etc. Usando o método elétrico foi possível perceber que as radiações emitidas pelo urânio eram diferentes das emitidas pelas supostas radiações invisíveis. Com os testes de efeitos elétricos que o giz, o papel, o açúcar e as outras substâncias que pareciam emitir raios invisíveis não tornavam o ar condutor de eletricidade.





Marie Curie testou muitos compostos que continham urânio. Todos tornavam o ar condutor de eletricidade, mas essa reação era causada pela quantidade de urânio nos compostos sem depender dos outros elementos presentes. Isso indicava que o nível de radiação não está associado com a estrutura molecular ou cristalina das substâncias, dependendo apenas da quantidade de átomos de urânio.





Marie Curie examinou substâncias comuns, depois testou todos compostos químicos que existiam no laboratório da Escola Industrial de Química e Física. No início nenhum parecia ter o mesmo efeito que o urânio. Depois de muitos resultados desanimadores Marie Curie descobriu que os compostos de tório produziam efeitos iguais aos do urânio. Mas dois meses antes, o físico alemão Gerhard Schmidt (1865-1949) já tinha descoberto que o tório também emitia radiações do mesmo tipo.





Além do urânio, do tório, também notou que o cério, o nióbio e o tântalo pareciam fracamente ativos. Sabia-se também que o fósforo branco também era capaz de ionizar o ar. Marie Curie notou também que os outros tipos de fósforo ( fósforo vermelho ou fosfatos ) não produziam o mesmo efeito.





Examinando diversos minerais Marie descobriu um composto com força duas vezes maior que a do urânio e tório puros. A calcolita natural. Isso contrastava com os resultados anteriores que indicavam que a intensidade de radiação era proporcional à quantidade de tório ou de urânio dos compostos. para ter certeza que os resultados eram devido à natureza quimica dos materiais, Curie sintetizou a calcolita (fosfato cristalisado de cobre e de urânio) a partir de substâncias químicas puras e notou que a calcolita artificial era tão ativa quanto os sais de urânio e menos ativa que urânio puro. Marie Curie presumiu que esses elementos continham algum elemento mais ativo que o urânio.





06.11.2008/12:45: Esta manhã por estar com bolhas nos pés e não poder sair caminhando fazendo outras coisas, me sentei na frente do PC e fiz toda essa parte sobre Marie Curie "As pesquisas com radioatividade".





Um novo elemento químico?





Esses primeiros resultados chamaram a atenção de Pierre Curie, seu marido, que decidiu se dedicar completamente a esse estudo desse novo tema. A partir desse instante a pesquisa foi guiada pela hipótese de que a emissão das radiações, que Marie Curie estava a estudar, eram causadas por uma propriedade atômica, peculiar a certos elementos. Alguns elementos são radioativos, emitem espontaneamente radiação, e essa propriedade não é afetada pelo seu estado físico ou químico. Não se tratava da hiperfosforecência que Becquerel adotava, pois não é modificado quando se ilumina o objeto ou quando ele é mantido no escuro. "Outros elementos não são radioativos e não podem adquirir a capacidade de emitir radiações". Esse era o conceito básico da radioatividade proposto por Marie em meados de 1898. Postriormente este foi trocado (existe sim, radioatividade artificial, induzida) mas isso só anos depois.




Os minerais mais radioativos de urânio estudados por Maria Curie foram algumas amostras de pechblenda (mineral de óxido de urânio), que chegavam a ser quatro vezes mais ativas do que o urânio metálico. Com base em suas teorias Marie e Pierre Currie buscaram isolar essa tal substância por meio de processos químicos. Isso se tratava apenas de uma hipótese que poderia se mostrar falsa. Mesmo assim decidiram investir todo seu esforço, nos próximos meses, na pesquisa.




O elemento que eles procuravam era desconhecido até então pelos ciêntistas, Marie já havia testados todos eles. Tratava-se de uma grande ambição: Descobrir um novo elemento químico, desconhecido pelos ciêntistas, mas existente em minerais conhecidos. Se a hipótese fosse confirmada seria um resultado muito importante. Mas também poderia ser um fracasso total, pois pouco se conhecia sobre a radioatividade.




Marie se dedicou em separar os elementos químicos da pechblenda, uzando os procedimentos químicos conhecidos e assim testendo a radioatividade em cada elemento separadamente. Após muitos testes Marie obteve um material que se comportava como o bismuto sob o ponto de vista quimico, mas era fortemente radioativo - enquanto o bismuto comum não emitia radiações. Seria necessário aceitar que havia descobrido um novo elemento, desconhecido, misturado com o bismuto, ou então uma mesma substância poderia ser radioativa ou inativa, em situações diferentes. Sendo guiados pela hipótese de que a radioatividade era umapropriedade atômica de alguns elementos, Marie e Pierre estavam convencidos de que havia algo de novo misturado ao bismuto. Mas como separá-lo? Como provar que existia ali um novo elemento?







A grande descoberta!




Seguiu um longo período de muitas tentativas fracassadas Meire e seu marido trabalhavam juntos dando o seu máximo, suas letras se alternavam nos cadernos de laboratório onde eram escritas todas suas idéias e experimentos. Separar completamente o novo elemento não foi conseguido. Porém com todos os processos de purificação foi alcançado um elemento que ainda se parecia com o bismuto mas era 400 vezes mais ativo que o urânio. Marie e Pierre continuaram a seguir a hipótese de que existia um novo elemento na substância que havia sido separada e o chamaram de "polônio" em homenagem a terra natal de Marie Curie.




Mesmo com os repentinos erros, os Curie continuaram a investigar a pechblenda, com ajuda de Georges Bémont, o casal descobriu que era possivel encontrar mais uma substância altamente radioativa. Essa substância continuava sendo difícil de se extrair. Após uma série de tentativas foi pssivel extrair uma substância altamente radioativa, mas suas propriedades atômicas eram iguais ao do bário. Como no caso que a pouco se passara, foi possivel concentrar material radioativo, por meio dos processos de dissolução e precipitação obtendo assim um material 900 vazes mais ativo que o urânio puro, porém sem conseguir uma separação total do bário. Então supuseram que havia então um novo elemento quimico desconhecido, misturado ao bário e decidiram chama-lo de "radio".




Para tentarem provar a existência desses elementos os Curie decidiram fazer um teste decisivo: analisar o espectro dos materiais radioativos que haviam conseguido. Cada elemento químico quando vaporizado e percorido por uma descarga elétrica emite uma luz cujo espectro é constituido por certas linhas coloridas. Eles queriam que o espectro do bismuto ( que supostamente continha polônio ) e do báro radioativo ( que supostamente continha rádio ) viessem a mostrar linhas novas, diferentes das já conhecidas e isso seria uma grande confirmação de suas hipóteses.




No caso do bismuto, o teste foi um fracasso. Apesar de todos seus esforços, não foi possivel encontrar nenhuma raia espectral nova. No entanto o teste com o bário radioativo foi um sucesso. Demarçay ( especialista em espectroscopia ) encontrou uma raia luminosa diferente de todas já vistas e que era mais visível no meterial mais radioativo. Essa era uma forte evdência de que o rádio existia. O trabalho em que esses resultados eram apresentados foi lido na Academia de Ciências de Paris um dia depois do Natal: 26 de dezembro de 1898.





06.11.2008/21:02: Podem ver que desde a minha ultima parada as 12:45 eu obtive um grande avanço. Cançei por hoje é só.



Outros nomes que marcaram a química:



* Porque foi considerada uma mulher à frente de seu tempo?

Marie Curie foi considerada uma mulher à frente de seu tempo porque mesmo tendo o favoritismo como seu inimigo, licenciou-se primeiro em Ciências Matemáticas e Física, ganhou dois Prêmios Nobel e ainda por cima descobriu novos elementos radioativos.






28.10.2008/23:28: Esta noite decidi mudar um pouco as palavras usadas no sub-título Marie Curie e a radioatividade pois elas estavam muito cultas e não parecia que eu que as havia redigido. E também decidi fazer um pouco sobre o porque ela foi considerada uma mulher à frente de seu tempo.

OBS: Eu coloquei minha opinião sobre porque foi considerada uma mulher à frente de seu tempo.





* Conclusão Pessoal

Marie Curie foi com certeza uma mulher muito importante para a ciência, foi guerreira, pois mesmo tendo muitos desafios e chances de desistir continuou convicta e por fim deu no que deu.



* Bibliografia





Pesquisei nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie











* Relatório de desenvolvimento da pesquisa:





Eu fui colocando cada vez que eu mudava alguma coisa em minha postagem no local que eu mudei por último.




* Avaliação do trabalho realizado:




Foi muito legal a pesquisa, apesar de cansativa. Eu gostei pois foi um modo de aprender mais de um modo que todos gostam, o problema é que tem alunos que não tem computador em casa e por isso fazem um trabalho incompleto e por isso ficam com uma nota um pouco mais baixa.

Nenhum comentário: