1 de set. de 2008

Os movimentos Ambientalistas por Filipe Fraga

Os movimentos ambientalistas foram criados a partir das décadas de 1960 e 1970, devido ao agravamento dos problemas ambientais. Sendo assim, eles surgiram para defender a natureza e atuam por meio de ONGs.
Os movimentos ambientais, também chamados movimentos ecológicos, são classificados assim: o conservasionismo, o ecodesenvolvimentismo e o ecocapitalismo. O mais radical deles é o conservasionismo, sua idéia é a não utilizãção de recursos da natureza,uma idéia um tanto relativo,já que não podemos voltar no tempo nem na tcnologia. São essas idéias que insentivam a ação de movimentos muito ativistas como o Greenpeace. Já o ecodesenvolvimentismo, acredita que podemos continuar a nos desenvolver de maneira sustentável. A Findação S.O.S Mata Atlântica segue essa idéia. Existe também o ecocapitalismo, que não da bola pro futuro e que acredita que podemos continuar a usar dos recursos naturais e que é só tomar decisões em casos extremos.
Hoje em dia os principais movimentos ambientalistas são: WWF-Brasil, GRUDE, Greenpeace e a Fundação S.O.S Mata Atlântica. A missão do WWF-Brasil é contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a preservação da biodiversidade e com uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.O GRUDE pretende melhorar a qualidade de vida da população por meio da conservação e defesa do meio ambiente.
Existem muitas ONGs trabalhando pelo mundo inteiro, muitas delas trabalham aqui no Brasil.Elas avisam sobre os problemas ambientais que ameançam o nosso planeta e também ajudam a estabelecer um modo de vida harmonico entre a natureza e o mundo.
A listagem dos movimentos ambientalistas no Brasil e no mundo é extensa e tem de tudo; desde a defesa de preservação de uma única espécie animal ou vegetal, como é o caso do Tucuxi, um grupo que luta pela preservação do Boto Cor-de-Rosa da Amazônia. Existem movimentos que lutam pela preservação de um rio, de um lago, ou de um simples córrego, ou uma árvore ameaçada num determinado jardim. Existem outros movimentos que lutam por questões mais planetária como os movimentos que lutam contra a perfuração da camada de ozônio que circunda o Globo Terrestre.
Existem abnegados que no anonimato entram com um punhado de sementes numa floresta somente para joga-las no chão. No Rio de Janeiro surge um movimento em defesa da lagoa Rodrigo de Freitas e muito muito mais!

Fonte:http://www.issj.com.br/revista_eletronica/Revista%20Eletronica%20-%208%C2%AA2/Camila,%20Ana%20beatriz,%20Catharina%20V.,%20Ol%C3%ADvia.htm

Nenhum comentário: